Existe um perfil adequado de um franqueado ideal?

Muito se fala sobre as características ideais de um franqueado, mas será mesmo que existe um perfil adequado de um franqueado ideal? Em um jogo de tentativas e erros, muitos franqueadores tiveram boas e más experiências com suas respectivas redes franqueadas. Dentre as experiências ruins, no geral, chegou-se à conclusão de que o sucesso da franquia está ligado diretamente ao perfil deste franqueado.

Que o perfil do franqueado é importante, não temos dúvida. A questão é: o quão importante é o perfil do franqueador para o sucesso do franqueado? O franqueador está de fato comprometido com o resultado do franqueado? Será que ele possui uma estrutura necessária para dar suporte à sua rede?

O mercado de franquias é fortemente aderido por aqueles que sonham em ter o seu próprio negócio, mas, nem sempre, estes indivíduos detêm a habilidade necessária para realizar uma boa gestão, conferindo ao empreendimento um elevado risco de insucesso.  Assim, inúmeros são os meios de se manter um bom controle sobre o empreendimento adquirido, mas para isto é necessário ter perfil adequado, instrução adequada e força de vontade por parte do empreendedor.

As qualidades dos empreendedores são divididas em dois grupos:  internas e adquiridas.  As qualidades internas são aquelas que nascem com a pessoa, como liderança, dinamismo, espírito de equipe, capacidade de lidar com pessoas, sociabilidade e empreendedorismo.  Estas, são intrínsecas ao indivíduo e aprimoradas pela sua experiência.  Já as características adquiridas, são aquelas que a pessoa absorve ao longo dos anos, com a vivência, experiências do passado, lições de alguém que já experimentou determinadas práticas bem-sucedidas ou não. Esta qualidade está mais ligada à formação da pessoa.

É imprescindível que o franqueado busque uma franquia adequada ao seu perfil. Afinal, ele terá que trabalhar e se não tiver as características e competências básicas, pode comprometer a performance do negócio. Outro fator importante é: busque franqueadores que demonstrem ser parceiros de seus franqueados e não chefes.

Identifique, também, se os princípios e valores que o franqueador defende estão alinhados com o seu. E, lembre-se: o franqueado é tão importante para o franqueador quanto vice-versa.

A parceria entre franqueado e franqueador será fundamental para o sucesso do negócio. Pesquise, avalie e reflita sobre o franqueador: ele tem o perfil ideal para você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *