AS MAIORES NOVIDADES SOBRE O MERCADO DE FRANQUIAS TRAZIDAS NA 27ª ABF FRANCHISING WEEK

Na última semana os maiores nomes do Franchising brasileiro se reuniram em São Paulo para a ABF Franchising Week 2018, uma das maiores feiras de franquias do mundo promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com o objetivo de promover o sistema de franquias brasileiro e fomentar a criação de novos negócios, ela é formada a partir da união de uma série de seminários, eventos de capacitação e ações da ABF. E dá a oportunidade de empreendedores desenvolverem seus negócios, expandirem suas marcas e se capacitarem para formar um ecossistema empresarial cada vez mais saudável. Um dos momentos mais importantes e esperados do evento é a ABF Franchising Expo, que reuniu mais de 60 mil empreendedores e mais de 400 marcas e expositores.

O evento também é marcado por trazer as maiores novidades e tendências do mercado e por isso atrai visitantes do Brasil todo e até de outros países, demonstrando mais uma vez a importância da feira para o cenário de negócios brasileiros. A ABF Expo trouxe para sua 27ª edição cerca de 126 marcas estreantes dos mais diversos setores, entre marcas consolidadas que escolheram o Franchising para a expansão, novas marcas do setor e marcas que participam da feira pela primeira vez. Esses dados estão diretamente relacionados ao momento da economia brasileira. Os expositores buscam na feira candidatos qualificados e os visitantes boas oportunidades de negócios, que envolvam principalmente operações enxutas e de rápido retorno.

Ao observar essa demanda, os organizadores apresentaram como novidade, o Boulevard de Microfranquias, com oportunidades de R$10.000,00 a R$90.000,00. O crescimento observado nesse mercado nos últimos anos aconteceu principalmente em razão dos problemas enfrentados pela economia brasileira. O setor que mais vem se destacando nesse modelo é o de serviços, demanda que reflete as novas exigências do público: um serviço de qualidade e padronizado, diferente de como o setor era marcado anteriormente, por condições de trabalho irregulares e muitas vezes com baixa qualidade. Para isso os franqueadores precisam estar muito atentos e garantir a eficácia das suas redes. Outros atrativos da feira deste ano foram os espaços de transmissão para os jogos da Copa e a continuidade do espaço dedicado à fornecedores e empresas de tecnologia, buscando cada vez mais evoluções para o setor.

O investimento em novas tecnologias e em inovação para os processos das redes e eficiências das operações foi um dos assuntos mais discutidos durante todo o evento. O sistema de franquias que manteve uma taxa de crescimento de cerca de 8% nos últimos 3 anos, conseguiu atingir bons resultados principalmente por conseguir se reinventar e se manter atualizado diante das novidades oferecidas pelo desenvolvimento da tecnologia. Entre as estratégias utilizadas estão: o delivery, forte presença nas mídias sociais, simplificação e automatização dos processos, controle de estoque, fechamento de compra, entre outros.

O segmento de Alimentação, que demonstra grande maturidade e consolidação, incorporou essas transformações e investimentos em tecnologia para manter o bom desempenho. Processos mais inovadores foram adotados em toda a jornada do negócio, desde à produção ao relacionamento com franqueados, clientes, administrativos, pagamento, entre outros. Essas mudanças exigem rapidez e eficiência por parte dos empresários, já que as operações não podem perder competitividade. Ao superar os desafios causados pelos problemas na economia brasileira, o setor de alimentação serve de modelo para os outros setores e por isso, recebeu posição de grande destaque em toda a programação da ABF Franchising Week, protagonizando grandes discussões e vários cases de sucesso.

O primeiro dia da programação foi dedicado ao setor. Nos simpósios foram discutidas as tendências desse mercado, e como elas justificam o seu crescimento. Uma das maiores tendências é a “saudabilidade” ou alimentação saudável, que deixa de ser um segmento de nicho e passa ser uma preocupação que faz parte do cardápio de 63,9% das redes que participaram da pesquisa Food Service apresentada. Essa fatia do setor ainda pode ser mais segmentada e dividida entre alimentação plant based (baseada em vegetais e alimentos na sua forma mais natural), por exemplo ou no “veganismo”. Esse tipo de mudança acontece principalmente pela mudança de estilo de vida que a geração dos millenials procura. Essa geração também preza muito pela experiência e participa muito mais da comunicação que antes era somente das empresas.

Além de compreender os motivos que despertam o sucesso no setor de alimentação, a ABF Franchising Week também dedicou um espaço para discutir fatores que tornam o Franchising forte, ético e perene: discutindo suas regras principais; a legislação vigente; formas de desenvolver um projeto consistente e duradouro; como a formatação pode influenciar no sucesso da expansão da rede; formas de internacionalização das redes e reflexões sobre crescimento disruptivo.

O evento trouxe grandes insights para o setor, agora o momento é aproveitar as novas oportunidades que estão surgindo, seja para abrir sua franquia ou para desenvolver sua rede. Já sabemos que a transformação digital é uma exigência dos consumidores e uma demanda latente, por isso é importante se utilizar dessas ferramentas para melhorar os processos, ganhar eficiência e reduzir os custos para comprovar a maturidade e o potencial que o Franchising vem demonstrando nos últimos anos.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by