BRASILSHOP: INOVAÇÃO ATRAVÉS DA UNIÃO ENTRE SHOPPINGS E EMPREENDEDORES

Somente no último ano o faturamento do setor de varejo de shoppings chegou a R$140,5 bilhões, segundo dados da ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). Atualmente existem 761 shoppings em operação em todo o território nacional e 42 em construção. Essas informações destacam a importância do setor para a economia do país. A ALSHOP também aponta que um caminho para retomar o crescimento econômico do Brasil é tornar o mercado mais atrativo e competitivo, através de novas possibilidades direcionadas ao público certo.

A BRASILSHOP é o principal evento brasileiro voltado ao varejo de Shopping e a edição de 2018 aconteceu em São Paulo dos dias 14 a 16 de agosto e reuniu pela primeira vez a ABRASCE e a ALSHOP em um mesmo espaço com a finalidade de gerar os melhores negócios e também de proporcionar conhecimento para os players do setor. A feira contou com mais de mil participantes entre shoppings, fornecedores, varejistas e entidades de classe.

Os painéis apresentados durante o evento evidenciaram visões otimistas para a retomada da economia, e grandes expectativas giram em torno das eleições e dos eleitores que estão mais conscientes e exigentes para 2018. E essa foi a novidade da edição deste ano para o evento, já que foi fortemente salientado o cunho político das discussões. As Eleições deste ano estão gerando muitas preocupações e uma demanda de maiores debates em torno do tema. Na BRASILSHOP os empresários foram chamados para serem protagonistas nas mudanças do país. A entidade trouxe candidatos à presidência como Geraldo Alckmin, João Amoêdo e Flávio Rocha que enfatizaram a desproporção entre a máquina governamental e o meio privado, em custos e eficiência e conversaram sobre algumas propostas de governo que irão incentivar o empreendedorismo. Também foram discutidos os aspectos da carga tributária brasileira e seus impactos na realização de negócios.

A temática Varejo e Franquias é recorrente no evento e ganhou ênfase este ano, abordando as estratégias para as oportunidades de “Lifestyle e Bem-Estar” relacionadas ao estilo de vida dos brasileiros. Além disso, algumas palestras buscaram mais uma vez mostrar como o visual atraente, o design bem planejado e alguns detalhes contribuem para atrair e fidelizar clientes. O branding também foi colocado em pauta, sendo um dos grandes pontos de uma marca, no entanto, relembraram que só o nome de marca não é responsável pelo sucesso.

Ao discutir os segmentos em expansão, o segmento de serviços mais uma vez teve papel de destaque, trazendo excelentes oportunidades. Mas esse não é o único segmento lucrativo e é sempre importante discutir os aspectos de inovação para conseguir bons resultados em qualquer segmento. O Varejo entende que ele precisa estar sempre à frente do consumidor e as tendências para o setor e para a indústria de Shopping Center estão principalmente voltadas para a experiência do consumidor, melhorando o atendimento, a estrutura física das lojas, os meios de pagamento e os produtos. Os novos formatos de shoppings devem se basear em trazer mais lazer e entretenimento atraindo mais visitantes que podem se tornar consumidores. Além disso, os novos formatos pretendem fidelizar o cliente e conhecer mais a fundo seus hábitos de consumo através das tecnologias digitais.

E tecnologia é um assunto que não pode faltar nas agendas das grandes feiras de negócios e na BRASILSHOP não foi diferente. Os palestrantes buscaram contribuir trazendo as principais ferramentas disponíveis no mercado para a inovação do negócio, enfatizando principalmente a contribuição que as mesmas trazem para os pontos de venda físicos.

A BRASILSHOP conseguiu unir empresários, lojistas, políticos e empreendedores para fomentar cada vez mais bons negócios no Brasil gerando boas expectativas para a economia. Foi visível a grande mobilização de todos os envolvidos nesse grande segmento para melhorar o mercado.

Foto: Divulgação Alshop

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by