ESTRATÉGIA DE LOCALIZAÇÃO PARA UMA FRANQUIA

Um dos fatores determinantes para o sucesso de um empreendimento é a escolha da sua localização. Quando se opta por abrir uma franquia, os franqueadores oferecem apoio ao franqueado nessa decisão. Na maior parte dos casos, o imóvel é alugado e deve estar adequado ao segmento escolhido: alimentação, educação, estética, saúde, etc. Cada negócio tem as suas especificidades e exige uma infraestrutura diferente e por isso, é extremamente importante analisar com olhar estratégico todos os aspectos do ponto de venda.

O ideal é começar a pensar no ponto de venda durante o plano de negócio e levar em conta que o custo de investimento varia de acordo com o segmento. O franqueado deve identificar quais são suas necessidades, qual o público pretende atingir e se esses potenciais consumidores estão no raio de ação do futuro endereço comercial. É importante conhecer o perfil econômico e social do cliente para que a escolha da região seja feita de forma assertiva. Deve-se observar as caraterísticas ligadas ao imóvel, por exemplo, se deve ser de esquina, meio de quarteirão, a vizinhança do local, bem como o sentido do trânsito e se a loja se encontra em um ponto de alta visibilidade e de fácil acesso para os clientes, levando em conta as condições do calçamento para pedestres e estacionamento.

localização de uma franquia
Localização de uma franquia

Conhecer a concorrência do segmento é essencial para traçar estratégias efetivas e atrair o maior número de consumidores relevantes para o empreendimento. O layout do ponto de venda também deve ser atrativo e organizado, afinal de contas, é onde efetivamente acontece a decisão de compra do cliente. É importante pensar também em acessibilidade, disponibilizando a estrutura necessária para que a franquia seja frequentada por todos, pois qualquer ponto comercial deve estar adaptado de acordo com as normas de segurança para evitar acidentes e trazer bem-estar aos frequentadores.

Além da localização e da análise estrutural do ponto comercial, é necessário verificar o estado de conservação do espaço. Instalações internas como sistemas elétricos, hidráulicos e de exaustão são itens que merecem muita atenção e influenciam diretamente no custo da reforma, caso ela seja necessária.

As pessoas costumam dar preferência para locais atrativos que possuem atendimento de excelência combinado à um ambiente agradável. Oferecer conforto aos clientes faz com que eles se sintam à vontade, permanecendo por mais tempo no ponto de venda. A melhor forma de escolha para uma boa estrutura é levar em conta o perfil do público consumidor e as características do negócio, se é destino (onde as pessoas saem de casa para consumir) ou conveniência (onde as pessoas consomem no impulso ou conveniência) e sempre é bom considerar o imóvel que apresente a maior visibilidade da marca, mesmo que o negócio seja caracterizado como destino, para ampliar a publicidade do negócio.

É importante fazer um check-list com os itens mais relevantes a serem analisados para que não haja erro nem chance de esquecer algum item indispensável ao iniciar a busca do ponto comercial. Assim como em qualquer outro negócio, a franquia requer estudo e planejamento em várias frentes. O sucesso não acontece do dia para a noite, é necessário que se tenha persistência, coragem, dedicação e acompanhamento constante para se dar bem no franchising. Agora que você já sabe como escolher um ponto de venda ideal para sua franquia, que tal dar uma chance ao franchising? Abrir uma franquia pode ser uma das suas metas para o próximo ano!

FONTE: Jornal Estado de Minas de 20/11/2016, Coluna Franquias de A a Z, Lucien Newton.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by