FEIRA DO EMPREENDEDOR E OPORTUNIDADES EM MICROFRANQUIAS

Acontece nesta semana em Belo Horizonte a nova edição da Feira do Empreendedor MG, promovida pelo SEBRAE. A programação será entre os dias 2 a 5 de agosto, com realização de palestras, painéis, oficinas, além da presença de expositores voltados para oportunidades de negócios e soluções focadas em tecnologia e inovação. A feira já realizou mais de 80 edições em todo o Brasil, com a participação de 1,5 milhões de visitantes, sendo considerado portanto, o maior evento de empreendedorismo nacional. Na sua última edição em Belo Horizonte, no ano de 2014, foi atingida a marca de 20 mil visitantes e 18 mil capacitações realizadas, de acordo com dados do próprio SEBRAE.

A edição atual do evento contará com diferentes espaços, cada um voltado para um tipo de solução. Em áreas como o Espaço de Atendimento, o empreendedor poderá obter orientações para abertura de sua empresa, assim como consultorias nas áreas de marketing, finanças, legislação, etc. Outro espaço relevante são as Salas de Capacitação, que fornecerão oficinas e palestras sobre gestão de negócios, tendências, novidades e também atividades com foco em networking. Para quem não estiver na cidade na data do evento, uma seleção de palestras será transmitida online, o que propicia a acessibilidade de conhecimento e faz da feira uma iniciativa multiplataforma.

Os expositores da Mostra de Oportunidades e Soluções para Negócios apresentam aos visitantes a possibilidades de abertura de um novo negócio ou soluções inovadoras e sustentáveis para empresas já existentes. Dentre essas oportunidades estão inclusas as franquias e, de forma especial, as microfranquias, modelo bastante procurado no cenário atual. O momento é de destaque para esses negócios, que possuem baixo valor de investimento e operação simplificada. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 557 marcas trabalham atualmente com microfranquias (de forma exclusiva ou em paralelo ao modelo tradicional), englobando franquias com valor de investimento de até 90 mil reais.

A importância desse modelo é evidenciada ao propiciar o aumento do acesso de empreendedores às franquias, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades para que as redes adentrem cidades de pequeno e médio porte, que não tem estrutura suficiente para comportar outros tipos de negócios. Percebe-se o recente amadurecimento das microfranquias, promovendo o apoio da rede para sustentar o crescimento de cada uma das suas unidades.

É importante ressaltar, que o negócio pode ser micro, mas o suporte e a transferência de conhecimento devem funcionar como de uma franquia tradicional. Ao se identificar com o segmento, pesquise a marca, converse com os atuais franqueados da rede e entenda que as dificuldades e os benefícios do mercado são estratégias fundamentais para o sucesso da franquia e consequentemente do franqueado.

Por esses e outros motivos, você deve aproveitar o evento para aprimorar seus conhecimentos acerca do mundo dos negócios e inovação, buscando o máximo de informações e para avaliar quais serão seus próximos passos como empreendedor. Não é recomendado sair de lá com decisões tomadas ou contratos fechados. É necessário cautela para que a escolha do seu negócio seja feita de forma assertiva e juntamente com a rede, você possa atingir o sucesso.

Lucien Newton, coluna Franquias de A a Z, Jornal Estado de Minas. Publicação em 30/07/2017.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by