FEIRAS DE FRANQUIAS PARA GANHAR CONHECIMENTO

O mercado de franchising fica cada dia mais extenso e competitivo, ganhando espaço ao conquistar novos adeptos. Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) evidenciam, claramente, que o setor segue na contramão da crise, apresentando excelente performance. Somente nos três primeiros meses deste ano, apresentou um crescimento de 10%, sendo que, diariamente, novos segmentos entram no franchising. No momento de escolher uma franquia, é importante focar na área que mais combina com cada estilo e habilidades e, dessa forma, as feiras de franquias são uma ótima oportunidade para avaliação.

A ‘Franchising Week’ e ‘ABF Expo’ são alguns dos maiores eventos da área no Brasil, reunindo profissionais de diversos segmentos para workshops, palestras, cursos e muito know how. A programação ocupa uma semana inteira de imersão nesse universo com conteúdo atual e estratégico, acessando uma grande diversidade de informações sobre franquias, franqueadores e franqueados. A experiência com quem já está no mercado é fundamental para entender melhor o negócio, os desafios e benefícios.

Outra dica importante é participar das palestras e cursos como diferenciais para entender os processos que vão, desde a adesão de uma marca, passando pela administração, até a lucratividade. Os workshops também são instrumentos para o interessado verificar se o ramo em que está interessado é, de fato, aquele com o qual tem mais afinidade.

Evitar fechar compromisso ainda durante a feira é muito importante. As decisões precipitadas podem e, quase sempre, acarretam problemas, tanto financeiros, quanto sentimentais, em que a pessoa pode se decepcionar com, como e onde investiu. A feira é um momento de conhecimento e avaliação para estudar modelos e processos antes de selecionar um melhor segmento. É crucial levantar muitas informações para escolher da forma mais assertiva possível.

O processo de decisão requer conversar com as marcas, inclusive com as concorrentes como uma estratégia diferenciada para analisar o mercado e a aceitação do público. Observar sem vínculo permitirá avaliar, claramente, as diferenças entre as marcas, como vantagens e desvantagens, fazer comparações efetivas para analisar a que mais se adequa a cada perfil.

Lucien Newton, coluna Franquias de A a Z, Jornal Estado de Minas. Publicação em 18/06/2017.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by