FRANCHISING CRESCE 9,4% NO 1º TRIMESTRE DE 2017

O balanço do setor referente ao 1º trimestre deste ano foi divulgado, o qual demonstrou crescimento de 9,4%, alcançando R$ 36,98 bilhões. As áreas que apresentaram o maior faturamento foram Saúde, Beleza e Bem Estar; Serviços e outros negócios; Casa e Construção. O setor de Hotelaria e Turismo registrou a maior ampliação, considerando que, no mesmo período do ano passado, amargou uma queda de cerca de 15% e, neste ano, já aponta um crescimento de 31%, sinalizando uma excelente recuperação. Já, ao considerar o acumulado de 12 meses, o franchising também registra um crescimento de 8,8%. Apenas um dos setores não teve movimentação positiva que foi o de entretenimento e lazer, ou seja, no desempenho, tanto deste primeiro trimestre, quanto no acumulado de 12 meses.

Outro dado interessante e importante, evidenciando uma mudança é o número de abertura de lojas, sendo que 65,9% delas estão nas ruas e não em shoppings ou centros comerciais. Em relação à modalidade de operação, as lojas foram, de longe, a preferência dos empreendedores, representando 89,6% dos estabelecimentos abertos. Os quiosques ocupam a segunda posição com 6,7%. Outro dado que chama muita atenção são as vendas por canais distintos, ao contrário do que o senso comum acredita, as vendas em lojas físicas são as que apresentam melhor desempenho, registrando uma elevação de quase 2%, além de ser a maioria absoluta em vendas, representando 95,1% das franquias. O setor de e-commerce corresponde apenas a 1,7% das vendas.

O segmento já bateu a casa de um milhão de trabalhadores diretos, constatando que o crescimento dos números do faturamento e de abertura de novas franquias impulsiona uma queda no número de desemprego brasileiro que, segundo os IBGE, está em 13,7%.

Os dados evidenciam que o franchising brasileiro continua seguindo em franco processo crescimento e que, a cada dia, mais pessoas estão optando por abrir seu negócio investindo em uma franquia, uma opção lucrativa, testada e com a chance de erro muito reduzida.

Lucien Newton, coluna Franquias de A a Z, Jornal Estado de Minas. Publicação em 20/05/2017.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by