FRANCHISING E TENDÊNCIAS PARA 2017

O ano novo aparece como o momento ideal para começar projetos e colocar energia em novos empreendimentos, já que muitas pessoas aproveitam a época para estabelecerem objetivos e tirar as ideias do papel. Quem deseja investir em franquia é importante entender e acompanhar o ciclo de operação do empreendimento, desde a negociação, avaliação de oportunidades, escolha e adaptação do ponto de venda, implantação e concretização do projeto. O tempo para a negociação de uma franquia varia de três a quatro meses, seguido de, aproximadamente, mais três meses para a implementação, mas é importante saber que existe, já no processo de busca, um sistema intenso de análise e muito trabalho a inauguração.

O próximo ano deve seguir o perfil econômico do último trimestre de 2016 com destaque para os segmentos de alimentação saudável, beleza, lazer, saúde e automotivo. Os modelos de lojas mais enxutas e as microfranquias também são uma das grandes apostas para 2017. Com investimentos menores, variando de R$ 5 mil a R$ 80 mil, proporcionam serviços rápidos e de conveniência que, muitas vezes, podem ser adotados em formato home based, ou seja, o franqueado trabalha em casa. O modelo direto de venda, porta a porta, também pode voltar a ganhar espaço. Grandes marcas como O Boticário aderiram novas formas de contato com o cliente para diversificar os canais de atendimento e atingir o público de maneira mais abrangente.

Observa-se também a tendência das instalações de novos negócios em cidades do interior, de menor porte. Alguns grandes centros e capitais já estão saturados o que pode causar a elevação de valores de aluguel, estrutura, materiais e mão de obra. Acrescenta-se a isso o elevado número de franquias atuantes nos grandes polos. Já o interior vive uma situação diferente, com amplo potencial de consumo, refletindo a tendência de um índice de expansão maior que nas capitais.

É importante lembrar que antes de se aventurar em ser dono do próprio negócio, é necessário fazer uma análise do mercado, conhecer a marca, os serviços, produtos e conversar com outros franqueados para conhecer a realidade do negócio. É essencial escolher um segmento com o qual se identifique e não, simplesmente, um que esteja no centro das atenções.

O franchising é uma oportunidade para empreendedores iniciantes em busca de uma atividade rentável por meio do aluguel de uma marca com reconhecimento prévio no mercado e o conhecimento adquirido durante o processo de operação da empresa franqueadora. Ao abrir uma franquia o desejo é que o negócio seja rentável e bem sucedido, contudo, só alcançará o sucesso quem trabalhar intensamente. A liderança é de fundamental importância, pois está diretamente relacionada com o sucesso ou o fracasso.  Também é muito importante que o franqueado siga todas as exigências e recomendações do franqueador.

Apesar de todas as incertezas em meio à recessão econômica e levando em consideração outros períodos de crise, já se sabe que após uma queda brusca do PIB segue um momento de retomada do crescimento. O país, o povo brasileiro e o segmento de franchising são resilientes. A grande maioria dos progressos significativos alcançados foram precedidos de momentos conturbados e é em meio ao caos que podem surgir as melhores oportunidades de sair da zona de conforto e buscar motivação para agir diferente. O espaço existe e quem estiver preparado conseguirá aproveitar o momento.

Quer começar 2017 com uma franquia? A recomendação é: siga em frente! O sucesso certamente virá para quem tiver persistência, resiliência, coragem e dedicação. Um Feliz Natal e boas festas!

Fonte: Jornal Estado de Minas de 18/12/2016, Coluna Franquias de A a Z, Lucien Newton.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by