Franquia é um ecossistema colaborativo

Os benefícios de se ter parcerias e apoio no seu caminho empreendedor

A economia colaborativa tem sido tema de estudo nos mais diversos segmentos ao longo dos últimos anos e, segundo um relatório divulgado pela PWC, empresa de prestação de serviços em auditoria, consultoria tributária e societária e consultoria de negócios, no início de 2020, a perspectiva era que esse tipo de economia deveria movimentar mais de 300 bilhões de dólares até 2025.

O ecossistema colaborativo é a forma ideal de se ter suporte ao decidir empreender. Principalmente quando estamos falamos do sistema de franchising. Diferente de empreender sozinho, quando você não tem pessoas para consultar e seus concorrentes não são seus amigos, no modelo de franquias é possível ter acesso a outros empresários que fazem a mesma atividade que você.

De acordo com o CEO da Loja de Franquia, Vinícius Barreto, uma das grandes vantagens do sistema de franquia é que você está num meio colaborativo tanto dentro da sua franqueadora, com pessoas de outros estados, como com outras redes de demais segmentos que também podem te auxiliar.

“Só o franchising te possibilita conectar com outras pessoas, de outras regiões, e, com elas, compartilhar informações e estratégias sem criar uma concorrência entre negócios dentro da sua rede de franquia. O franchising, por essência, é muito colaborativo, inclusive entre franqueadoras de negócios diferentes. O franqueado de uma pizzaria, por exemplo, troca experiências com das, criarem soluções, etc.”, ressalta.

Uma das coisas mais valiosas dentro do empreendedorismo é ter com quem contar, trocar experiências. E isso você encontra dentro do franchising, com seu método colaborativo. Você tem quem consultar, obter ajuda, trocar informações e, assim, aumentar a sua chance de sucesso em seu negócio. Tanto que é notório dentro do mercado o êxito que o franchising proporciona ao franqueado em seus dois primeiros anos de empreendedorismo. Um resultado muito maior do que outros negócios próprios.

Vinícius Barreto ressalta que o ecossistema ajuda os franqueados a comprar mais barato, ter economia de escala, ter uma valiosa troca de experiências e a efetiva conjunção de ideias que trazem crescimento. O ecossistema colaborativo traz, ainda, economia em logística, aprendizado à partir de experiências prévias de outros franqueados de outras franqueadoras.

“Se você quer crescer e ter algo bem-sucedido, esteja acompanhado de pessoas bem-sucedidas. E o franchising te possibilita conectar pessoas bem-sucedidas. Tanto dentro da sua franqueadora quanto de outras”, avalia Vinícius Barreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by