FRANQUIA: MENOR INVESTIMENTO, MENOR RISCO?

Quanto menor o investimento menor o risco, certo? Nem sempre. É preciso muito cuidado com as promessas do mercado. Com a expansão do Franchising e aumento das redes franqueadas começou a surgir um novo modelo de negócios que está sendo muito procurado pela promessa de que os riscos são menores: as microfranquias.  As microfranquias são as franquias cujo investimento a ser realizado pelo empreendedor não ultrapasse R$90.000,00. Este é um modelo que cresceu muito nos últimos anos e até recebeu um espaço especial na última feira da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

O risco precisa ser avaliado através de diferentes perspectivas, entre elas:  estabilidade geral do setor, identificação de tendências de consumo, capacidade de gestão interna, suporte oferecido pela rede, experiência de mercado, entre outros. Ao observar somente pela perspectiva monetária parece óbvio dizer que investir um capital menor, o risco é menor, pois, se você perder dinheiro, não terá sido muito. No entanto, se restringir a apenas esse fator é uma forma muito básica de avaliar um negócio, já que os motivos para sucesso ou insucesso são diversos.

As microfranquias oferecem as mesmas vantagens das franquias tradicionais e algumas permitem que você trabalhe em casa, home based, um fator tentador para quem está buscando opções para empreender. Contudo, é indispensável avaliar qual o suporte oferecido pela franqueadora e qual o seu nível de experiência no mercado. Isso permite avaliar se a mesma pode garantir a transferência de know-how essencial para uma operação bem-sucedida. O suporte pode ser medido através dos investimentos feitos para melhorar a gestão, quais os treinamentos oferecidos, qual o nível de padronização dos processos, aplicação da verba de marketing, entre outros. A franquia até pode ser chamada de micro em razão do investimento, mas o suporte e a transferência de conhecimento não pode ser micro.

Com a atratividade dos baixos investimentos, muitas pessoas aderiram ao modelo e muitas redes expandiram de forma muito acelerada, isso provocou uma saturação do mercado e consequentemente o fechamento de muitas dessas operações. Isso prova que a marca não era experiente o suficiente ou que não realizou estudos geográficos e mercadológicos para realizar um plano de expansão seguro e que garantisse a saúde da rede. A expansão da rede precisa ser planejada a fim de preservar a capacidade de todos os franqueados de desempenhar um bom trabalho, oferecendo o suporte adequado para todos.

Um indicador interessante para avaliar os riscos oferecidos pelas microfranquias é o que demonstra que quanto menor o valor da franquia, maior sua mortalidade (ABF). Isso acontece muitas vezes devido à falta de suporte e experiência da franqueadora que já foram falados, mas também pela falta de dedicação dos franqueados, pois, por se tratar de baixos valores, os esforços não são os mesmos e, portanto, os resultados também não.

Apesar disso, existem microfranquias que oferecem excelente suporte e que apresentam uma grande rede por se tratarem de fato de uma boa oportunidade. O modelo pode ser uma grande aposta e por isso grandes redes têm investido no mesmo através de operações menores ou home based, fazendo com que o tempo de retorno do capital geralmente seja menor.

Para escolher a microfranquia ideal a avaliação de perfil é essencial como em qualquer outra franquia e as regras estabelecidas também. Para diferenciar as boas oportunidades dos modismos é importante assegurar-se que elas se sustentem estatisticamente a longo prazo, que o produto tenha aceitação do mercado, que os clientes tenham o perfil certo e a que região de atuação tenha boas perspectivas.

Uma ressalva importante é que as microfranquias oferecem risco como qualquer empreendimento, elas ainda proporcionam maior segurança do que um negócio próprio. Pois, a lei garante que as microfranquias também entreguem para o candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF) que contém todos os detalhes e informações da franquia, os demonstrativos de resultados e o contato de todos os franqueados e ex-franqueados, permitindo que o candidato tenha mais garantias do negócio que está escolhendo.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by