TEM UMA FRANQUIA PERTO DE VOCÊ

A evolução move o mundo. As mudanças movem o mercado. As novidades substituem processos, mesmo sem ainda estarem obsoletos e, isso ainda vale para produtos e serviços. O mercado de trabalho também é assim. Muda para se moldar às novas demandas. Os negócios são planejados conforme a percepção da necessidade social e as franquias são um bom exemplo disso. No cotidiano, é muito comum, as pessoas nem se darem conta que muitos empreendimentos, que acostumaram a frequentar, são franquias.

Numa simples volta pelo bairro, é possível identificar escolas de inglês, oficinas mecânicas, troca de óleo automotivo, fast-food, casa de vitaminas, mercados, escolas infantis, lojas de brinquedos, ou seja, são diversas franquias e sempre tem um comércio que nem se percebe. Afinal, quem entra em uma mecânica automotiva identifica que é uma franquia? No imaginário popular, as franquias são aqueles grandes nomes, dentro de shoppings e centros comerciais. A expansão dos serviços está em constante crescimento, demonstrando como o ramo de franchising tem muito para compartilhar, é abrangente e democrático.

Mesmo com a informação, literalmente, na palma das mãos, muitas pessoas perdem a oportunidade de abrirem um empreendimento por achar que não combina, ou que não saberão gerenciar esse ou aquele segmento de negócios, como alimentação, por exemplo, uma das áreas mais comuns em franchising. Várias pessoas deixam de se tornar donas do próprio negócio por simples desconhecimento das possiblidades existentes.

Uma interessante alternativa, para quem deseja abrir uma franquia e ser empreendedor sem cair no tradicional, é investir tempo em pesquisas. Levantar os segmentos existentes, analisar os cases de sucesso de franquias na mesma área de interesse. A franquia próxima, no bairro mesmo, pode ser a sua e isso só depende de avaliar as possiblidades, a situação de mercado, as demandas e o público-alvo, entre outros aspectos.

A franquia é uma opção de investimento com diversas nuances para gerarem benefícios ao empreendedor. Alguns dados do franchising revelam projeções positivas de faturamento para 2017 com expectativa crescimento de 7% a 9%, até dezembro. Optar pelo franchising é investir em um mercado mais seguro, menores índices de prejuízos e investimento.

Lucien Newton, coluna Franquias de A a Z, Jornal Estado de Minas. Publicação em 07/05/2017.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by