FRANQUIAS EM ALTA: CASA E CONSTRUÇÃO

Em momentos de incertezas, a compreensão completa de cenários do mercado é essencial para avaliar as possibilidades e a viabilidade de se começar um novo negócio. A partir desse quadro, todo tipo de informação é válida para estudar e compreender esse contexto. No mundo das franquias é importante confiar em quem tem a experiência e o respaldo para gerar informações confiáveis e relevantes. Uma das maiores referências para franquias é a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que divulga com frequência informações cruciais para quem tem interesse pelo franchising. Escolhemos hoje tratar de mais um dos segmentos de destaque atual, de acordo com um dos últimos relatórios divulgados pela associação – o segmento de Casa e Construção.

No último trimestre, o setor que engloba serviços nas áreas de artigos para o lar, construção, imobiliárias, manutenção e móveis teve um crescimento de 8,6% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Dentro do segmento franquias de utilidades para o lar (artigos para cozinha, decoração, cama, mesa e banho), serviços de manutenção (limpeza, dedetização, reparos), aluguel de equipamentos, serviços de pintura e móveis estão em evidência.

O segmento tem seu crescimento justificado por conta da diversidade de franquias e o tipo de produtos e serviços entregues, que estão sempre em mudança e buscando atualizações conforme os avanços da tecnologia. Uma oportunidade na área são os serviços que envolvem a instalação de painéis de captação da luz solar para geração de energia, que está em evolução por conta da sustentabilidade e o potencial de retorno a longo prazo.

Franquias na área de limpeza e reparos tem mostrado uma progressão especial. Além da diminuição do tempo em que as pessoas passam em casa, são tarefas são fáceis de terceirizar. Essas funções são facilmente delegadas a profissionais especializados que realizam as atividades com qualidade acima da média, transformando o tempo que seria gasto com essas ocupações em mais momentos de produtividade ou em ocasiões dedicadas ao lazer.

O serviço das imobiliárias também tem relevância no segmento, já que com o conhecimento de uma franqueadora pode se tornar mais fácil emplacar em um ramo com uma concorrência conhecida como tradicional e especialmente acirrada. Em um mercado que oscila bastante de acordo com o aquecimento da economia é importante pensar que as oportunidades do setor devem ser avaliadas de acordo com a região na qual pretende investir e deve-se ponderar muito bem qual o melhor momento para embarcar em uma franquia desse tipo.

Em todo caso, reafirmamos a importância de escolher um negócio que esteja alinhado ao seu perfil, suas aptidões, experiências e, sobretudo, ao seu projeto de vida, caso contrário ele não vai te trazer o retorno desejado tanto financeiramente quanto pessoalmente, mesmo com o aval e conhecimento que podem ser obtidos a partir da experiência da franqueadora.

Lucien Newton, coluna Franquias de A a Z, Jornal Estado de Minas. Publicação em 08/10/2017.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by