FRANQUIAS EM ALTA: SAÚDE, BELEZA E ESTÉTICA

Para os brasileiros, os cuidados com saúde já demandam bastante atenção e tem a sua importância reconhecida, entretanto, no decorrer dos anos, foi acrescida a preocupação com a estética e os impactos que ela exerce sobre a vida cotidiana. O desenvolvimento de novos produtos e serviços que atendam às demandas do consumidor tem deixado o segmento em evidência e as projeções permanecem positivas para os próximos anos.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicaram um crescimento de 14% no segmento de Saúde, Beleza e Estética, no primeiro semestre de 2017 quando comparado ao mesmo período no ano de 2016. O segmento engloba negócios como cosméticos e perfumaria, cuidados pessoais, esporte e recreação, farmácias, odontologia, óticas e serviços médicos. Nesse contexto percebemos grande destaque para franquias de clínicas de estética, academias, serviços de depilação, esmalterias, cuidados com as sobrancelhas, barbearias, assistência médica e odontológica, dentre outras.

Num passado não muito distante o conceito de vida saudável recebeu destaque considerável, fazendo com que os consumidores criassem exigências com relação a elaboração de produtos e serviços voltados para quem tem interesse em cuidar melhor da saúde ou adquirir hábitos mais saudáveis. Aliado a esse conceito, questões envolvendo a manutenção desse tipo de estilo de vida atrelado a rotinas cada vez mais aceleradas, leva os consumidores a procurarem serviços de realização rápida e sem filas e produtos de preparo prático e fácil, sem perder a qualidade.

Uma das vantagens do sistema de franquias para negócios do segmento é a possibilidade do cliente frequentar várias unidades de uma mesma marca, ajustando suas passagens de acordo com sua disponibilidade em unidades que sejam mais próximas de casa ou do trabalho, facilitando a fidelização à marca. Aliado a isso, ressaltamos as vantagens que a padronização dos processos evidencia, pois esse cliente precisa receber o mesmo atendimento, encontrar os mesmos produtos e mesma estrutura em qualquer uma das unidades. Uma vez que ele visita e aprova o serviço de acordo com os seus parâmetros, as chances de retornar e fidelizar aumentam substancialmente.

O empreendedor deve estar sempre atento a mudanças culturais que possam afetar sua empresa ou oportunidades de negócio a serem desenvolvidas. Ao mesmo tempo é preciso ter cuidado, já que algumas tendências não têm influência suficiente para tornar-se um padrão de consumo adequado a nossa cultura e podem ser consideradas apenas como um elemento de modismo.

É importante salientar, que mesmo com chances reduzidas de erro e o mercado aquecido, nem todo mundo tem o perfil adequado para gerir uma franquia do segmento. É preciso avaliar questões de afinidade e habilidade antes de tomar uma decisão, além de buscar informações e entrar em contato com diversas franquias durante o processo de decisão. Certamente existe um tipo de franquia que é mais adequado ao seu perfil, o importante é encontrá-lo para que suas chances de sucesso sejam ampliadas.

Lucien Newton, coluna Franquias de A a Z, Jornal Estado de Minas. Publicação em 10/09/2017.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by