Gerador de empregos

O  mercado de franquias  está inserindo, cada vez mais, o brasileiro no mercado de trabalho

O mundo ainda está em isolamento social por conta da pandemia do coronavírus. Porém, isso não significa que todo o mercado esteja em crise. Os segmentos de franquias têm reagido de formas diferentes à pandemia. Como bem sabemos, o franchising sempre foi um porto seguro na hora de empreender, por se tratar de uma marca geralmente estabelecida. E isso não mudou para 2021.

Por conta da pandemia do coronavírus o mercado financeiro vem apresentando instabilidades em alguns setores, porém, há os que apresentam crescimento mesmo diante das adversidades, o que é o caso do setor de franquias.

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), ao menos durante os últimos 15 anos, o “PIB” do franchising vem sendo superior ao do país, mostrando que esse segmento está à parte do restante da economia em números totais.

Em pesquisa feita sobre o Desempenho do Franchising Brasileiro é possível constatar que houve, também, expansão no número de empregos diretos gerados pelo setor. O aumento das contratações está relacionado ao movimento de expansão das marcas.

Muitas franquias são geradoras de empregos diretos e indiretos, pois, dependendo do segmento, assim que iniciam as atividades, abrem as portas de muitas outras empresas que atuam em parceria. As oportunidades de trabalho têm crescido constantemente devido ao amplo investimento por parte de novos empreendedores que desejam começar no mundo das franquias. Segundo a ABF, houve um crescimento de 5,9% no faturamento do 2º trimestre de 2019 aumentando a receita e, consequentemente, gerando mais empregos formais no mercado de trabalho.

Dados de 2020 relataram que micros e pequenas empresas foram responsáveis por criar cerca de 72% das vagas com carteira assinada no País.  Esses dados demonstram bem a força dos microempresários e o que estão representando para a economia brasileira. Dessa forma, aos poucos, a informalidade tem sido deixada de lado, por causa da produção de novos empregos nesse novo modelo de negócio.

Com base no desenvolvimento crescente deste modelo de negócio, o investidor tem visto o franchising como uma opção lucrativa, com vários segmentos disponíveis e diferentes opções de investimentos iniciais, fazendo o modelo de franquias se espalhar pelo País. Além disso, as franquias tendem a crescer muito mais e isto pode ser comprovado por pesquisas recentes, inclusive da própria ABF.

Gostaria de saber mais? Entre em contato com nossos consultores

O mundo ainda está em isolamento social por conta da pandemia do coronavírus. Porém, isso não significa que todo o mercado esteja em crise. Os segmentos de franquias têm reagido de formas diferentes à pandemia. Como bem sabemos, o franchising sempre foi um porto seguro na hora de empreender, por se tratar de uma marca geralmente estabelecida. E isso não mudou para 2021.

Investir em uma franquia neste ano é uma via de mão dupla ainda maior para franqueado e franqueador. Ambos precisam se recuperar da crise e uma expansão da rede deve ser vista com bons olhos por ambos.

O que há de novidade no mercado em relação a esse momento em que estamos vivendo, é a questão da inovação no estilo de trabalhar e atender o seu público como a transformação digital.

As redes se adaptaram e começaram a trabalhar, também, nas frentes digitais, trazendo resultados animadores para as unidades. E com as limitações presenciais devido ao isolamento social e o lockdown que é, hoje em dia, uma realidade na maioria das cidades brasileiras, o digital é a solução do empreendedor em meio à pandemia.

Os serviços de entrega cresceram exponencialmente durante a pandemia, especificamente no ramo alimentício, e isso vem sendo um fator influenciador para suavizar as perdas do segmento durante a pandemia e deve ser cada vez mais presente entre as empresas.

Estes são alguns dos principais pontos que mostram que oportunidades de melhora surgiram em meio a tempestade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by