O próximo passo para o sucesso: conheça as vantagens de ser um multifranqueado

Já se sabe que investir em franquias tornou-se um dos novos meios mais eficazes de obter sucesso e resultados positivos em um empreendimento. Porém, alguns desafios deste modelo de negócio são quase os mesmos que em outras áreas. Conseguir se destacar e continuar crescendo, por exemplo, é um deles. Mas um excelente caminho para obter um negócio cada vez mais promissor é sendo um multifranqueado.

Apesar de já ser uma prática bastante aplicada nos EUA, aqui, no Brasil, ainda está em processo de desenvolvimento. Mas quando falamos em números, esta parece ser uma das principais tendências de mercado que já tem mostrado seu lado positivo. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no primeiro trimestre de 2017 as multiunidades estavam presentes em mais de 74% das franqueadoras. Já no mesmo período de 2018, este número subiu para 84%. A expectativa é quem neste ano esse índice suba na mesma proporção.

Mas, primeiramente, você sabe o que é ser um multifranqueado? Basicamente, denomina-se com esse termo quem possui mais de uma unidade de franquia, sendo multiunidade o termo utilizado para quem possui mais de uma franquia da mesma marca e multibandeira o termo utilizado para quem possui franquias de marcas diferentes. Ou seja, as possibilidades de lucros de um mesmo negócio podem se expandir nas mãos de quem opta por este tipo de investimento.

No entanto, é necessário pensar muito bem antes de realizar este método. O ideal é começar o primeiro empreendimento e estudá-lo de todas as formas. O que deu certo? Onde errou? Depois disso, ao partir para a segunda oportunidade, já é possível começar com estratégias certeiras.

Principais vantagens

Engana-se quem acha que os pontos positivos de ser um multifranqueado estão limitados aos ganhos no final do mês. Na verdade, o lucro pode até ser maior do que o da primeira unidade quando bem pensado e, além disso, o investidor tem a chance de conseguir diversas oportunidades a mais no mercado.

Entre os pontos positivos está o amadurecimento de gestão cada vez mais frequente. Afinal, com a experiência adquirida a tendência é que seja necessário menos esforço para gerir outras unidades, lidar com mais retorno financeiro, mais colaboradores, mais clientes, entre outras questões. Outros pontos a favor estão relacionados aos custos de operação que podem ser diminuídos consideravelmente. Os riscos do negócio também são menores, já que a franqueadora e o franqueado já possuem uma relação de confiança. A competitividade, quando bem utilizada, também é uma ótima maneira de incrementar os lucros.

E as vantagens não ficam somente com o multifranqueado. A franqueadora também conta com a oportunidade de expansão territorial e torna a rede muito mais saudável. Portanto, é possível que em um futuro próximo, as multifranquias deixem de ser um diferencial e se tornem, objetivo na vida de quem deseja ter sucesso.

 

Artigo elaborado por Lucien Newton, especialista em gestão de negócios, formatação, venda e consultoria de franquias. 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by