PAIXÃO QUE VIRA NEGÓCIOS

É inegável que o futebol é uma das grandes paixões do brasileiro e está presente no cotidiano de muitos torcedores, dos mais entusiastas até aqueles que assistem um jogo aqui e outro lá. Partindo desse contexto, vemos um grande potencial para negócios que tem o esporte como uma de suas bases aliando outros tipos de produtos e serviços aos times. Vemos hoje que os principais clubes do país possuem lojas exclusivas no sistema de franquias e entendemos que a fidelidade do consumidor ao seu time do coração é um dos pilares que sustenta empreendimentos tão segmentados. É sobre essas oportunidades que falarei hoje com mais detalhes.

São diversas as formas pelas quais os clubes podem aproveitar o uso da sua marca na construção de negócios. As mais conhecidas certamente são as lojas individuais de cada time, onde vemos um grande número de clubes tendo sucesso na operação dessa maneira. Essas lojas atraem os fãs por sua diferenciação e exclusividade, investindo em itens de merchandising e vestuário licenciados pelas marcas dos clubes de futebol.

Vemos que negócios desse tipo podem ser rentáveis e lucrativos com grande a variedade no mix de produtos: vão desde as tradicionais camisetas do time e outros itens de vestuário até artigos para o lar personalizados com o símbolo do time do coração. O que não falta é criatividade para a criação dos mais variados itens incorporados ao portfólio constantemente que reforcem a relação com os consumidores.

O fator emocional também é um ponto de destaque para os negócios, pois não por acaso somos conhecidos como o país do futebol. Muitos dos torcedores mais aficionados fazem de tudo para reforçar a relação com seus times e usam uma infinidade de itens que se relacionem com eles, fazendo com que o valor agregado à esses produtos seja um diferencial na hora da compra que muitas vezes pode ser mais relevante do que uma comparação de preços por exemplo.

Outra oportunidade para os times são as escolinhas de futebol, que atraem grande parte das crianças que crescem com o sonho de se tornarem grandes jogadores de futebol profissionais. Elas já vem sendo incorporadas na nossa cultura há muitos anos e temos exemplos de sucesso na operação como franquias. As escolinhas são um espaço importante para quem gosta do esporte e deseja se aperfeiçoar ou mesmo pra quem tem o esporte como forma de diversão.

Alguns times já se movimentam também no segmento de alimentação, os quais trabalham na implementação de restaurantes especializados em algum tipo de culinária e que são relacionados às marcas dos clubes. Essa é uma grande oportunidade que une tipos de operações já conhecidas como estabilizadas e com grande potencial de abertura em muitas regiões. São empresas que se diferenciam por poder atender à consumidores que sejam apaixonados pelo esporte e seus times ou apenas queiram aproveitar a boa gastronomia.

Uma outra opção é encontrar alguma franquia que seja relacionada ao futebol mas que comercialize itens de diversas marcas, onde a escolha dos produtos  exibidos com maior destaque deve ser direcionada à região onde a operação ficará localizada devido à regionalização de alguns times. Essa oportunidade pode também englobar produtos relacionados a outros esportes como forma de diversificação dos seus negócios e maior abrangência de público.

Vale lembrar que a marca não é o único pilar a ser avaliado no momento de decisão por uma franquia desse perfil. É importante levar em conta a experiência que a franqueadora possui com o tipo de negócio estabelecido. Busque informações com outros franqueados da rede, conheça os detalhes da operação, se informe acerca do público do negócio, sempre utilizando dados sólidos e verificáveis para embasar a opção pelo investimento. Os cuidados com uma franquia do tipo são os mesmos de qualquer outra, devendo sempre seguir os padrões estabelecidos pela franqueadora para a gestão do estabelecimento. Depois da avaliação cabe a você entender se essa é a escolha correta de acordo com o seu perfil. Caso seja, vá fundo, já que esse é um mercado em franca expansão e com altíssimo potencial consumidor.

Lucien Newton, coluna Franquias de A a Z, Jornal Estado de Minas. Publicação em 05/11/2017.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by