SUPERFRANQUEADOS

O franchising remou contra a crise mais uma vez no ano passado e revelou seu potencial. Conforme o último balanço divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor apresentou um crescimento de 8,8% no 3° trimestre, em relação ao mesmo período de 2015. O bom momento é mais um fator para estimular empreendedores que operam diversas franquias da mesma rede, os multifranqueados, e também para aqueles com franquias de diferentes empresas, os franqueados multimarcas. Ampliar a rede de atuação é uma opção interessante para quem quer rentabilizar lucros.

Há algum tempo, era comum encontrar contratos de franquia, restringindo a atuação de um empreendedor interessado em mais de uma marca. A gestão de franquias de diferentes redes era corriqueira apenas no mercado norte-americano, berço do franchising e, por isso, mais maduro. Contudo, a evolução do segmento brasileiro estimulou algumas franqueadoras a reverem sua filosofia para ampliar as possibilidades aos franqueados. Não se espante se você tomar conhecimento que lojas de diferentes redes de fast food em uma praça de alimentação possuem o mesmo proprietário. Trata-se de uma realidade muito mais comum que se pode imaginar.

Outro modelo que conquistou o próprio espaço, devido ao desenvolvimento do setor, é o de multifranqueado de uma mesma marca. A situação acontece quando o empreendedor abre diversos pontos de venda da mesma rede, ampliando seu potencial de desenvolvimento profissional. Os empresários com esse perfil, em geral, têm forte identificação com a marca e o negócio, dominam a gestão e se familiarizam rapidamente com os valores da rede. Eles sabem repassar o conhecimento operacional e cuidam da equipe, sendo especialistas no que se propõem a fazer, visando sempre a expansão dos negócios.

Nem todo empresário tem perfil para ser um super franqueado, porém, quem tem essa característica é obstinado pelo crescimento da rede, domina os processos e mantém a operação focada em resultado. Essas pessoas são peças fundamentais para o crescimento rápido e sólido das redes. Manter franqueados multimarcas e multifranqueados entre os empreendedores da rede é um ótimo negócio. Os franqueados detentores de mais unidades dominam os processos de gestão, contribuem para inovação dentro das empresas, tornam a operação mais enxuta e sabem tomar decisões estratégicas com mais segurança e habilidade. Eles são empreendedores com foco extremamente profissional e contribuem muito para o aprimoramento constante do sistema.

O crescimento do franchising é resultado de esforços conjuntos entre franqueado e franqueador. Exige compromisso com o trabalho, disposição e capacidade de gestão de processos e pessoas. O cenário é favorável para quem deseja começar o novo ano com disposição para crescer profissionalmente. Uma boa consultoria em franquia pode ajudar no mapeamento do perfil de empreendedor, encurtando o tempo de espera para abertura do negócio e aumentando as chances de uma escolha mais assertiva. Investir em diversas franquias pode ser uma ótima oportunidade para dar uma  alavancada na vida financeira este ano.

Fonte: Jornal Estado de Minas, caderno Oportunidades e Negócios, coluna Franquias de A a Z. Publicação em 15 de janeiro de 2017.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by