TODOS OS SEGMENTOS APOSTAM NO FRANCHISING

O Franchising é um um dos modelos de negócio com maior destaque no cenário econômico atual, apresentando crescimento acima do PIB nacional. Nos últimos anos o crescimento médio anual foi de 8%, conforme dados da ABF. No cenário mundial, o Brasil já representa o 4º país com mais franquias do mundo. Esse contexto se reflete nos números da 28ª edição da ABF Franchising Expo, que aconteceu em junho e recebeu mais de 400 marcas, 60 mil visitantes e conteúdo de alto nível.

 

Com esse crescimento mais empresas estão se aventurando no mercado e já é possível registrar segmentos cada vez mais variados no Franchising, com algumas marcas que conseguem expandir nacional e internacionalmente. Por isso, é comum ouvir que quase todo negócio é franqueável, mas que nem toda empresa está no momento certo de se tornar uma franqueadora.

 

Alguns bons exemplos dessa variedade que encontramos no mercado de franquias brasileiro são: Clube de Permuta, uma empresa que oferece aos seus associados incrementar os investimentos e reduzir seus custos por meio de trocas que não exigem a movimentação de dinheiro; Vers Contabilidade, especializada em Gestão Contábil; Maple Bear; escola canadense com modelo de educação bilíngue; iGUi, venda e tratamento de piscinas; Empresta, crédito consignado, entre outras opções de negócios pouco tradicionais mas muito atrativos.

 

Empresários apostam na expansão por franquia pois esse modelo de negócio apresenta com uma grande vantagem, o que chamamos de equilíbrio do três “Cs”: custo, controle e capilaridade. Isso significa, que é uma estratégia de crescimento que possui um custo geralmente menor do que uma expansão através de lojas próprias, por exemplo, já que o investimento deve ser na estrutura da franqueadora e a responsabilidade financeira para implantação do negócio é do franqueado. O controle é garantido pela essência do sistema e pela própria legislação do Franchising, onde o contrato e a COF(Circular de Oferta de Franquia) protegem a marca e estabelecem todas as “regras do jogo”. E a capilaridade é a possibilidade de maior cobertura de mercado facilitada com muitas unidades de franquia que podem estar em diferentes regiões, ultrapassando as fronteiras das cidades, estados e até do país.

 

 

O Franchising foi a escolha de grandes nomes do mercado nacional e internacional, que começaram pequenos e hoje são referências como Bob’s, Cacau Show, Habib’s, Localiza, O Botiicário, Wizard e pode ser a estratégia certa para o seu negócio também. 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by