UM É POUCO, DOIS É BOM E TRÊS PODE SER MELHOR AINDA

Com o avanço do Franchising no Brasil e com as perspectivas de crescimento da economia brasileira uma nova tendência começa a surgir: multifranqueados. O formato, que já é comum fora do Brasil, começa a ter relevância no país por oferecer vantagens para franqueados e franqueadores. Como consequência, muitas dúvidas aparecem para quem já é dono de uma franquia. É hora de ter uma segunda franquia? Marca nova ou mais uma unidade da mesma marca? Vou ter tempo para gerenciar mais de um empreendimento? Escolho o mesmo setor ou invisto em setores diferentes?

Para entender melhor as possibilidades dessa modalidade é necessário um extenso trabalho de pesquisa, análise e planejamento. O primeiro ponto é entender qual o nível de maturidade do franqueado, pois, por mais que a franquia esteja dando um alto retorno é preciso avaliar se ele já tem capacidade para se dedicar tempo para a implementação de outra franquia e capital suficiente para o segundo investimento, pois, a dedicação parcial e os gastos precipitados podem resultar no fracasso não só do segundo, mas também do primeiro negócio.

Ao observar a sua capacidade financeira é fundamental analisar o tempo de operação, pois, não é possível ter certeza da estabilidade de um empreendimento com pouco tempo de atuação, visto que, muitos negócios estão sujeitos a sazonalidade. Além disso, um passo indispensável é entender os fatores que contribuíram para o sucesso da primeira franquia, para que as próximas escolhas também sejam acertadas. O comportamento de cada ponto de venda pode apresentar singularidade de acordo com o público que frequenta a unidade, por exemplo.

Após confirmar a possibilidade financeira e a maturidade para o segundo investimento é essencial considerar a sua capacidade de tempo e gestão. Ao adquirir uma segunda franquia você certamente demandará menos tempo para aprender a gerenciar a nova unidade, já que a experiência adquirida vai te ajudar a entender os processos. Com isso, é preciso avaliar o quadro de funcionários existente e pensar na possibilidade que aquelas pessoas têm de gerenciar os processos, dado que será necessário delegar tarefas e despender mais tempo na gestão.

Outra pergunta recorrente é a opção por novas marcas ou permanecer trabalhando com a que já possui experiência. Não existe uma fórmula pronta, mas, o relacionamento com a franqueadora é um ponto crucial. Compreender se existe demanda para uma nova franquia da marca, os territórios disponíveis e movimento em inovação que a franqueadora vem apresentando são pontos primordiais para a tomada de decisão. E mesmo escolhendo essa opção, nada garante que você irá trabalhar com os mesmos públicos, ou os mesmos produtos, por exemplo.

Ao optar por uma franquia de uma nova marca, os valores, a cultura empresarial, o modelo de negócio e a administração da franqueadora devem estar em consonância com as expectativas do futuro franqueado. Mas, impedimentos contratuais também devem ser estudados, principalmente se a nova marca pertencer ao mesmo segmento da anterior.

Com a escolha desse modelo, diversas vantagens são oferecidas para o franqueado e uma das principais é o conhecimento sobre o Franchising. Para quem pretende continuar com a mesma marca, também existem incentivos como: o perfil já foi aprovado; o franqueado já conhece a rede, o treinamento inicial e o suporte oferecido por ela, o que possibilita a negociação de taxas, por exemplo; o franqueado se identifica com o negócio, conhece as necessidades de escolha de ponto e o mercado.

Nem todo empresário tem perfil para ser um “superfranqueado”, mas essas pessoas são peças fundamentais para o crescimento rápido e sólido das redes. O crescimento do Franchising é resultado de esforços conjuntos entre franqueado e franqueador e exige compromisso com o trabalho, disposição e capacidade de gestão de processos e pessoas. O cenário é favorável para quem deseja começar o novo ano com disposição para crescer profissionalmente. Uma boa consultoria em franquia pode ajudar no mapeamento do perfil de empreendedor, encurtando o tempo de espera para abertura do negócio e aumentando as chances de uma escolha mais assertiva. Investir em diversas franquias pode ser uma ótima oportunidade para alavancar a vida financeira este ano, no qual as taxas de juros e os investimentos estão extremamente baixos.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá!
Podemos ajudá-lo?
Powered by